Top 5 de melhorias na performance do PCT4 - Tecmedia

Top 5 de melhorias na performance do PCT4

pct4

O Portal Corporativo PCT4, desenvolvido pela Tecmedia, está mais rápido. As páginas são carregadas com maior velocidade. Esta significativa melhora na performance do sistema é proveniente de um trabalho realizado pela equipe Tecmedia. Nós nos baseamos nas regras enumeradas pelo artigo “Best Practices for Speeding Up Your Web Site” (As Melhores práticas para aumentar a velocidade em seu web site), criado por colaboradores da empresa Yahoo, para aprimorar o desempenho do PCT4.

Abaixo, estão listados cinco itens que permitiram o aumento da velocidade do portal.

1) Combinar arquivos CSS e Javascript

Antes o sistema do PCT4 precisava carregar vários arquivos diferentes de CSS e Javascript ao abrir uma página. Isto tornava o processo um pouco demorado. Seguindo uma dica do artigo citado acima, os arquivos CSS foram combinados, assim como os em java. Com a combinação, o número de requisições, isto é, de imagens, ícones e outros, diminuiu, assim como o tempo para carregar uma página.

Os arquivos, além de serem transformados em um só, também, foram reduzidos. Para isto, todos os comentários, quebras de linha e informações desnecessárias foram apagados. Assim um arquivo de 400 KBytes foi convertido para um de 100 KBytes.

2)Transformar várias imagens em uma única
Com a técnica CSS Sprites, todos os ícones de uma página foram unidos. Desta forma, ao abrir a página, o número de requisições diminuiu, já que não são várias imagens carregadas ao mesmo tempo, e sim uma só.

3) O navegador não baixa o mesmo arquivo várias vezes
Quando o PCT4 é aberto, uma cópia com todas as informações (imagens, arquivos) é requisitada ao servidor e salva no computador do usuário. Com a execução de regras para o Htaccess, os arquivos comuns a todas as páginas do Portal Corporativo não são baixados várias vezes. O navegador “é orientado” para não buscar esses tipos de arquivos.

4) Compactar arquivos
Ainda através das técnicas de Htaccess, parte do conteúdo chega do servidor compactado ao usuário, incluindo o que for em HTML. O navegador, ao receber os arquivos, os descompacta. Assim, as páginas são carregadas rapidamente, pois os downloads não são pesados.

5) Gráficos armazenados no servidor
Os gráficos no PCT4 são gerados por meio de um serviço disponibilizado pelo google: Google Charts. Antes, toda vez que alguém acessasse uma página que contivesse esse conteúdo, o Google gerava um novo gráfico, o que tornava o sistema online mais lento. Hoje, existe um cache no servidor do PCT4 que armazena o primeiro gráfico construído no dia. Assim, o gráfico é atualizado uma vez ao dia, não “pesando” no Portal Corporativo.

Saiba mais sobre o portal corporativo PCT4 no hotsite.

Deixe um comentário