2019: Aniversário de 22 anos da Tecmedia - Tecmedia

2019: Aniversário de 22 anos da Tecmedia

“Empreendedor é aquele que tira de onde não tem, e coloca onde não cabe”.

Foi o Nizan Guanaes quem disse isso, e considero a melhor definição, porque é exatamente o que acontece no empreendedorismo.

Se eu pudesse resumir em uma frase, os 22 anos da Tecmedia, seria justamente a epígrafe deste texto. Hoje, dia 02 de fevereiro de 2019, estamos completando 22 anos da fundação da Tecmedia Internet Design Ltda.

Sim! Hoje, a Tecmedia completa exatos vinte e dois anos de fundação. Lá em 1997, eu e o Bial (meu ex-sócio) idealizamos e fundamos a empresa. Obviamente muita coisa mudou durante esse tempo.

Nostalgia

Enquanto em 1997 nós criamos uma empresa com praticamente nada de planejamento, hoje é inaceitável você abrir um negócio na área de tecnologia sem, pelo menos, um Canvas, um MVP, uma Pesquisa de mercado, um Modelo de negócio, uma Persona bem definida.

Enquanto a gente passava trabalho em uma sala improvisada, com móveis e com equipamentos trazidos das nossas casas, hoje, as empresas de tecnologia oferecem ambientes modernos, descontraídos e criativos, coworking ou, ainda, deixam seus funcionários trabalharem no conforto das suas casas.

Enquanto dividíamos a linha telefônica entre as ligações para clientes e a navegação na internet, hoje a comunicação é móvel, full time e instantânea, com vários canais integrados.

Enquanto tínhamos que ir pessoalmente visitar os clientes, em qualquer lugar que eles estivessem, hoje é possível realizar vídeo conferências e reuniões a distância, com um simples clique do mouse.

Enquanto precisávamos ensinar, de forma presencial, os novos funcionários, praticamente tudo relacionado a desenvolvimento de sites, desde lógica de programação até otimização de imagens, hoje é possível ensinar e aprender qualquer coisa que você imaginar, de graça, via internet.

Enquanto tínhamos que aguardar, às vezes até minutos para ver um site carregar via conexão discada, hoje temos internet banda larga, popularizada, em várias partes do planeta.

Enquanto a maioria dos sites era estática, ou seja, era necessário conhecimento técnico, ou horas de programação para alterar o conteúdo de uma página, hoje, qualquer pessoa, mesmo sem conhecer nada de programação, consegue criar um site para sua empresa.

Enquanto eram muito raras as iniciativas de transmissão de vídeo ao vivo, via internet, hoje, fazer uma transmissão em tempo real é tão simples quanto ligar a sua TV.

Enquanto programávamos em HTML 1.0, Javascript basicão, Flash, CGI-Bin, e CSS uma vez ou outra, hoje, existem tecnologias moderníssimas, como PWA (Progressive Web Apps), SPA (Aplicações de página única), Páginas modulares, Designs mobile-friendly dedicados… Além, é claro, das arquiteturas em nuvem, das populares APIs Rest, e do nosso querido Java Script, mais forte do que nunca.

E por aí vai…

A Mamangava

Voltando a falar dos 22 anos da Tecmedia: outra fábula que eu gosto bastante é a da Mamangava, que diz o seguinte:

“Foi estabelecido cientificamente que a mamangava não pode voar. Sua cabeça é grande demais e suas asas pequenas demais para sustentar o corpo. Segundo as leis da aerodinâmica, ela simplesmente não poderia voar. Mas ninguém disse isso à mamangava. E assim ela voa”.

Ouvi esta história pela primeira vez quando fiz um treinamento chamado EMPRETEC, oferecido pelo SEBRAE. Foi um dos instrutores que falou durante o curso.

Não tenho dúvida alguma de que, se a Tecmedia fosse fundada hoje, nas mesmas condições em que surgiu há 22 anos, muitas pessoas falariam: essa empresa não vai pra frente; ela não vai durar nem dois anos; ninguém vai investir em um site, hoje em dia; vocês nunca vão prosperar, logo logo, vocês desistem e vão procurar um emprego.

Mas não foi bem assim…

Imagino que este era o pensamento de algumas pessoas, naquela época. Só que eu nunca soube disso diretamente, por isso, estamos aqui comemorando 22 anos de empresa. E quando eu digo ‘comemorando’, quero dizer que:

Esta é só uma parte dos motivos que nos fazem comemorar hoje!!!

Nossa missão

Simplificar empresas, otimizando processos, gerando vendas, reduzindo custos, economizando recursos, organizando informações, integrando pessoas, gerando colaboração e compartilhando conhecimento.

Nossos erros

Quando se fala em projetos customizados (nossa especialidade durante muitos anos), prazos e custos quase sempre são muito críticos. Por isto, mesmo com todo nosso esforço para manter a qualidade dos serviços, cometemos muitas falhas ao longo desse tempo.

Aprendemos com nossos erros, e hoje, erramos muito menos.

Ensinamos e aprendemos muito nesse tempo e isto é que faz valer a pena cada linha de código, cada folha de papel, cada palavra, cada reunião, cada consultoria, cada desafio, cada erro, cada acerto.

Agradecimento

O momento, agora, é de agradecimento…

Agradecimento as pessoas que trabalham para a Tecmedia, direta ou indiretamente – Principalmente o Rodrigo, a Marila, fiéis escudeiros da empresa. Também o Nauan, o Ricardo, o Fernando e a Elita, e a todos os Freelas que nos auxiliam sempre que necessário.

Agradeço a minha família, amigos e parentes, que sempre estiveram ao meu lado, ajudando a construir esta história.

Quero agradecer também ao nossos clientes, que são a razão da nossa existência, e o motivo pelo qual estamos há tanto tempo no mercado.

Agradeço a Deus, que faz tudo isto ser possível!

Novos projetos

Este é o nosso papel: aprender e ensinar, sempre!

Afinal, uma empresa cidadã, além de oferecer o melhor a seus clientes e funcionários, tem que oferecer seu melhor também à comunidade, como um todo.

A história do abacaxi

Antes de finalizar, gostaria de deixar o link de uma história que considero extremamente importante para a vida profissional de qualquer pessoa – a História do Abacaxi.

Um abraço e obrigado!!!!
Eder Cachoeira

Eder Cachoeira