Web analytics já possui uma cultura no Brasil

A web sempre foi descrita como a mídia onde seria possível medir absolutamente tudo. Mas em seu ínicio no Brasil foi limitada pelo primeiros softwares de web analytics baseados na leitura do log dos servidores web. Naqueles primeiros dias as ferramentas para análise de servidores estavam basicamente com o pessoal de TI.

O objetivo era manter o melhor possível a resposta do nosso site aos visitantes e acompanhar nossa performance através de análises de visitantes únicos e páginas vistas.

Com a chegada dos web analytics que passaram a utilizar cookies para identificar usuários únicos, re-visita ao site e tantas outras informações, pudemos fazer uma análise mais profunda deste movimento, principalmente pela área de marketing.

Mas esta prática, infelizmente, parecia reservada a empresas de grande porte ou que tinham seus negócios puramente na web.

Um dos motivos era o custo do investimento em ferramentas de software que pudessem nos mostrar mais informações, como Web Trends, Omniture, NetTracker, Certifica e Atmosphere.

O outro motivo era a falta de cultura no uso dessas ferramentas.

A cultura no uso de web analytics no Brasil então ainda era muito restrita a profissionais que tiveram acesso a este tipo de ferramenta. O caminho começou a mudar mais forte com a chegada do Google Analytics – que pode não ter a profundidade de informações das ferramentas do parágrafo anterior, mas é um excelente início para o desenvolvimento desta cultura.

Trata-se de um serviço gratuito, muito útil a profissionais e empresas, que necessitam manter um grupo para analisar os resultados ou contratar uma consultoria para realizar estas análises.

Leia o artigo completo

Ainda carecemos muito de especialistas, treinamento e informações, mas sem dúvida esta área terá um crescimento muito forte nos próximos meses. Aguardem.

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou Assine nosso RSS para receber nossos futuros artigos em seu leitor de feeds.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Agência Digital Full Service, fundada em 1997. Ideias para Simplificar a sua Empresa.

Comentários no Facebook