Você sabe a diferença entre rede social e mídia social?

estrategias-em-midias-sociais-um-canal-com-o-seu-publico-consumidor-1Apesar de parecidos, os dois conceitos têm diferenças que mudam as suas categorizações. Um é a interação humana e o outro são os meios para essa interação.

Para começar vamos compreender que as duas expressões – mídia social e rede social – já existiam antes da internet. Esses termos apenas ganharam maior atenção e popularidade com o crescimento de ferramentas como o Orkut, em primeira fase e agora com o Facebook.

O termo comum a essa duas expressões é o “social”. Segundo o dicionário Aurélio, social é “que diz respeito à sociedade” e “Ser social, aquele que vive em sociedade.” E sabemos que o ser humano enquanto ser social depende da comunicação e da interação para garantir sua sobrevivência. Do primeiro sinal de socialização, o choro ao nascer, até o tuitar, estamos em processo de interação e comunicação de forma sonora, textual, audiovisual, ou por hipermídia.

Portanto, rede social existe desde que o mundo é mundo e as pessoas se comunicam seja por Facebook ou Twitter, por cartas, ou sentada numa praça conversando com os vizinhos, ou utilizando tinta para se comunicar como faziam os homens da caverna – tinta tecnologia de ponta da época. Rede social é toda interação que ocorre entre as pessoas, independente de ferramenta.

Então mídia social é a ferramenta?
Ainda segundo o dicionário Aurélio mídia é “qualquer suporte de difusão de informações (rádio, televisão, imprensa escrita, livro, computador, videocassete, satélite de comunicações etc.) que constitua simultaneamente um meio de expressão e um intermediário capaz de transmitir uma mensagem a um grupo”.

Mídias sociais são ambientes tecnológicos utilizados para o compartilhamento de conteúdo – texto, imagem, vídeo, música – provocando a disseminação de opiniões, ideias e experiências. E, podemos amplificar a importância das mídias sociais com o crescimento da internet em todo mundo, pois não estão atreladas a poucos grupos de comunicação que dominam e controlam a disseminação de informação.

O que podemos compreender é que as redes sociais podem disseminar informação, produzir conhecimento e transformar pessoas que antes tinham determinado saber e descobrem novas possibilidades. Redes sociais nada mais são do que uma organização social feita por pessoas e para pessoas. Toda tecnologia envolvida se traduz por ferramentas que viabilizam nossa interação, independente de distância. Rede social, virtual ou real, é a nossa forma de compartilhar conhecimento, músicas, livros, emoções. A evolução está nas pessoas e não nas máquinas, afinal, não dependemos de tecnologia para sermos produtores de conhecimento.

[Webinsider] ~ Patrícia Canarim

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou Assine nosso RSS para receber nossos futuros artigos em seu leitor de feeds.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Agência Digital Full Service, fundada em 1997. Ideias para Simplificar a sua Empresa.

Comentários no Facebook