Tecmedia recebe certificado em evento realizado pela Unisul

6753-6754-G
As ações da Tecmedia são baseadas na sua visão de tornar-se referência no segmento de Internet e isto também inclui a preocupação com a responsabilidade social. É por isso que a empresa é parceira da Unisul – Universidade do Sul de Santa Catarina – no “Programa Inclusão Digital”.

A iniciativa tem como público-alvo crianças, adolescentes, adultos e idosos carentes, bem como portadores de necessidades especiais e entidades assistenciais e de ensino. O objetivo é cooperar com a reintegração social desses indivíduos, promovendo a sua Inclusão Digital, através do desenvolvimento de atividades com o apoio da utilização dos recursos de informática.

Conceito de Inclusão Digital

É necessário ficar claro que incluir digitalmente significa não apenas ensinar uma pessoa a manusear um computador e conhecer conceitos de informática. A inclusão digital precisa visar a melhoria da sociedade – mostrar que um computador pode trazer vantagens, como o acesso maior ao conhecimento e a possibilidade de ganhar dinheiro.

Há muitas interpretações erradas que cercam o tema. Em matéria sobre o assunto publicada no site Webinsider, o jornalista Paulo Rebêlo afirma que inclusão digital não é apenas colocar computadores na frente das pessoas e ensiná–las a usar Windows e pacotes de escritório. Outras falhas apontadas pela reportagem estão no caso das comunidades ou escolas que recebem computadores novos, porém, nunca utilizados pela falta de um telefone para conectar à internet ou por não contarem com professores qualificados para repassar o conhecimento necessário. Enfim, inclusão digital significa ensinar às pessoas como utilizar o computador em benefício próprio e coletivo.

As atividades desenvolvidas no projeto da Unisul envolvem, entre outros, aulas teóricas e práticas nos laboratórios de informática, transformação dos caça níqueis em ferramentas educacionais nos laboratórios de reciclagem e manutenção de computadores.

No dia 15 de maio, a Tecmedia, representada por seu diretor, Eder Cachoeira, participou do evento “Extensão em Foco”, realizado pela Unisul para homenagear os alunos e professores pelas atividades desenvolvidas na comunidade em 2007. A empresa recebeu o certificado de parceira no “Programa Inclusão Digital”, durante o período de março a dezembro do ano passado. “A Tecmedia é uma grande parceira pois, além de estar confeccionando o site do projeto, sempre nos auxilia quando precisamos”, salienta Viviane Cardoso, que coordena o programa junto com a professora Ana Lúcia Wiggers.

Legenda: Logotipo do
“Programa Inclusão Digital”

Comentários


Deixe uma resposta