Índice de satisfação do colaborador Tecmedia

No mês de setembro, aplicamos a Pesquisa de Clima Organizacional aqui na empresa. Ela serve para medir o grau de satisfação dos colaboradores com relação às suas funções. O método utilizado para a realização da pesquisa foi um questionário, no qual os colaboradores responderam perguntas sobre vários aspectos de seus cargos. O resultado foi de 81% de satisfação. A finalidade da pesquisa é saber a opinião do colaborador sobre seu ambiente de trabalho e como ele age em relação às questões relacionadas à organização.

O clima organizacional influi diretamente na motivação, no grau de satisfação e principalmente na qualidade do trabalho do colaborador. Por isso, é muito importante que as empresas saibam a opinião de seus colaboradores.

A pergunta chave de uma avaliação de clima organizacional é: seus colaboradores estão satisfeitos trabalhando na sua empresa?
A pesquisa é um indicador, analisa as mudanças e como estas estão afetando a organização, revelando o estado de ânimo dos colaboradores. Outro ponto positivo na pesquisa é que ela indica o comportamento individual e ajuda a identificar os problemas.

O clima organizacional pode ser medido através da percepção e alguns sintomas ocasionais:

Quando o clima é bom, existe alegria no ambiente de trabalho, surgimento e aplicação de novas idéias, os funcionários se sentem confiáveis e suas atitudes são positivas. Quando o clima é ruim, existe tensão, rivalidade, desinteresse, erros constantes, desobediência às ordens, falta de comunicação, desperdício de tempo e alta rotatividade de colaboradores.

Se a pesquisa for bem compreendida, pode proporcionar melhorias no ambiente empresarial, facilitando o relacionamento empresa/colaborador. A pesquisa também expõe as fraquezas e os pontos fortes da gestão, assim, identifica onde se pode melhorar.

Podemos listar as principais contribuições da pesquisa de clima:

  • Promove o crescimento e desenvolvimento dos colaboradores;
  • Integra os processos internos;
  • Otimiza a comunicação;
  • Identifica a necessidade de treinamento e desenvolvimento;
  • Aumenta a produtividade;
  • Cria um ambiente de trabalho seguro;
  • Aumenta a satisfação de todos envolvidos na organização.

Após a aplicação do questionário, as respostas foram tabuladas e, por meio de uma reunião, foi dado um feedback sobre cada pergunta. Os colaboradores tiveram a chance de expôr suas opiniões, com a intenção de contribuir para a melhoria da empresa. Com o resultado da pesquisa, podemos analisar os pontos fracos e traçar ações futuras. Além disso, toda a equipe contribuiu no processo, aumentando, assim, o grau de comprometimento das melhorias.

Uma de nossas metas, relacionadas ao Planejamento Estratégico 2009/2010, é “aumentar o nível de satisfação dos colaboradores para 95%”. Com a aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional, obtivemos o resultado de 81%, ou seja, devemos trabalhar para aumentar esse índice, até o final de 2010.

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