O Twitter é a cara do futuro

Instantaneidade

Com a otimização de processos, encurtamos prazos e aproveitamos o tempo ganho para preenchê-lo com outras atividades, projetos e trabalhos. Com isso, convivemos e nos acostumamos com a idéia de que não temos mais tempo para esperas e que tudo deve ser muito rápido.

Através dessa mudança no dia-a-dia do homem é que o Twitter conquistou adeptos, atingindo assim grande sucesso entre as mídias sociais. Tal sucesso provocado pelo encontro das possibilidades do Twitter com nossa necessidade atual: agilidade no acesso à informação.

No Twitter a informação pode vir como atualização de perfis, que variam dos corporativos aos de amigos. Dependendo de quem segue, você recebe notícias, atualizações de blogs, dicas, comentários e o que nossos amigos estão fazendo e pensando.

“(?) como o Twitter é uma mistura de mini e-mail, microblog e rede social, foi rapidamente descoberto por blogueiros e jornalistas, que começaram a usá-lo para atualizações freqüentes de informações, como links e fotos, no conceito chamado de microblogging” . (Cláudio Torres, em A bíblia do marketing Digital)

A informação multiplica-se pela facilidade em escrever e bolar algo para um espaço curto e restrito a 140 caracteres. A informação curta facilita a leitura. Rapidamente conseguimos ler o que cada perfil da nossa lista está escrevendo, pensando ou noticiando. Puro processo de usabilidade. Afinal, aprendemos com as convenções que, como títulos e letterings em jornais, por exemplo, encontramos mais facilmente aquilo que desejamos ler, por saber que são resumos.

O espaço curto também auxilia na redução de tempo para se escrever algo. Um texto maior, contendo detalhes do assunto, que por padrão encontramos em portais e blogs, logicamente aumenta o tempo de divulgação da informação. Já o Twitter, em seus 140 caracteres, permite que se solte rapidamente uma frase que resuma o ocorrido.

Colaboração

A necessidade de difundir uma informação, seja ela em primeira mão ou não, também auxiliou no crescimento e sucesso do Twitter. O homem naturalmente tem a necessidade de participar, de colaborar e trocar informações.

“Entender como a web funciona, e assim entender como inserir sua empresa neste novo mundo, passa por entender como as pessoas colaboram com a criação e a recriação da informação. Não é à toa que alguns sites como MySpace, Facebook, Orkut e vários outros apostam no conceito de comunidade virtual – as pessoas precisam estar em contato umas com as outras, e pela internet isto é potencializado. Afinal, segundo Aristóteles, o homem é um animal social e político”, Conrado Adolpho, em Google Marketing.

A internet já é, por si só, uma grande aliada da disseminação da informação, e o blog é um excelente exemplo de ferramenta que cresceu com a colaboração de pessoas dispostas a gastar, ao menos um pouco do seu tempo, para compartilhar informações, opinar e discutir.

No Twitter, basta uma câmera na mão, um PC conectado à internet e um bom motivo para que você facilmente espalhe seu micropost, fomentando assim o famoso jornalismo colaborativo.

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou Assine nosso RSS para receber nossos futuros artigos em seu leitor de feeds.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Agência Digital Full Service, fundada em 1997. Ideias para Simplificar a sua Empresa.

Comentários no Facebook