O que impede mais investimentos em mídia online

A internet, enquanto ambiente para investimentos publicitários,

apresenta um desenvolvimento constante que alcançou, em 2007, a marca

de 40 milhões de usuários. Ou seja, cresceu cerca de 21% em relação ao

ano anterior, segundo o IAB (Interactive Adversiting Bureau).

Estes dados aproximam a rede cada vez mais de outros veículos de

comunicação, como rádio e TV, em relação ao número de usuários. A

publicidade online cresce, mas até o momento um avanço ainda muito

inferior ao esperado pelo mercado que investe em anúncios

publicitários.

Mas enfim, quais são os motivos que atrasam o crescimento

publicitário na internet e fazem com que essa mídia receba apenas 3%

dos investimentos totais em propaganda?

São vários os motivos. Entre eles está a constatação, pela ótica dos

executivos, de poucos cases de sucesso por parte dos investidores. Ou

seja, não existem casos que comprovem que investir em publicidade na

internet traz um ótimo ROI (retorno dos investimentos).

Dificuldade em selecionar alvos

Esta visão faz com que muitos executivos fiquem confusos. Porém é

possível explicar de forma simples: como o retorno dos investimentos é

proporcional ao volume dos valores aplicados e a internet é uma mídia

relativamente barata, torna-se difícil perceber resultados expressivos

ao apostar nesse veículo, se comparados aos investimentos em outras

mídias. No entanto, graças às suas métricas precisas, fica claro que

quem investe não se arrepende, pois mesmo que o retorno seja menor que

em outras mídias como jornais e revistas, ele é certeiro.

Quanto à idoneidade dessa mídia, constata-se que ela adquiriu com o

passar dos anos um grau de seriedade mais elevado, pois, antigamente,

os profissionais que dirigiam essa indústria eram conhecidos por serem

jovens, possuírem pouco controle sobre os processos do mercado e por

incentivar mais a criatividade do que a disciplina.

Hoje, homens, como os fundadores do Google, mostram ao mundo que o

negócio não é apenas sério, é também um setor seguro para

investimentos.

Muitos executivos sabem que um dos atrativos da mídia online é poder

focar no cliente certo, porém poucos reconhecem seus próprios públicos.

Essa dificuldade em selecionar os alvos interfere diretamente na

decisão de investir ou não. Em dúvida, é mais fácil apostar em uma

mídia de abrangência geral como jornais, revistas e outdoors ao invés

de investir em pesquisas que visam selecionar seus públicos. O que

esses empresários não sabem é que, mesmo sem o total conhecimento sobre

seu público-alvo, eles podem utilizar a internet para testar a melhor

área de atuação, devido à flexibilidade de mudar o rumo durante o

processo que essa mídia proporciona. Ou seja: errou na mensagem, apague

tudo e coloque uma nova proposta.

Cada barreira que surge contra os anúncios na internet não só é

superada como essa mídia também mostra-se um dos melhores veículos para

a publicidade – pela versatilidade em lidar com diferentes públicos e

por oferecer baixo custo.

Quem nunca apostou por ter receio de arriscar em algo novo, hoje

está cada vez mais convicto que direcionar seus negócios à internet é

uma opção muito lucrativa, segura e certeira para quem deseja focar

seus clientes de uma forma simples, inovadora e de qualidade.

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