Intranets e aprendizado

Empresas e funcionários: unidos, todos ganham

Hoje temos presenciado o avanço de várias tecnologias, em especial na área de Informação e Comunicação.

Ao disponibilizar conteúdos educacionais, via Intranet, a empresa demonstra claramente que deseja que o funcionário saia da sua rotina, pesquise, se aprimore, adquira conhecimento e possa responder da melhor forma as suas responsabilidades.

Por outro lado, o funcionário consciente das necessidades de um mercado competitivo, de um mundo globalizado, coloca como um dos seus objetivos o crescimento profissional, se preparando para as mudanças e ter ganhos de produtividade.

Uma Intranet estável, bem planejada e com manutenção constante poderá ser uma excelente aliada neste novo aprendizado.

Todos sabemos que, quanto mais os funcionários conhecerem seus processos, suas ferramentas, aprimorar o seu trabalho, mais ele irá responder com rapidez e qualidade as suas tarefas.

A Intranet apoiando o ensino

A Intranet pode ser um local de aprendizado e não só ser utilizada como repositório de informações da empresa, documentações, formulários, regras de negócios, etc.

Inúmeras são as idéias que cada empresa pode utilizar. Pode começar com cursos de planilhas, editores de texto, sistemas operacionais, pacotes de gerenciamento de escritórios, desenvolvimento de apresentações, banco de dados, noções de rede, Internet e Intranet e etc., mas tudo a um nível básico mesmo. Mais adiante pode disponibilizar apostilas de dicas e de exercícios, variando o nível de dificuldade, assim como oferecer também mídias dos mais variados assuntos, aplicativos de computação gráfica e até jogos de empresa. Não podemos esquecer também dos recursos de animação e vídeo para melhorar ainda mais o nível do curso.

Outros exemplos de cursos são: contabilidade básica, custos, matemática financeira, gestão do tempo, qualidade de vida, inclusão digital e até sobre a Língua Portuguesa. Podemos pensar também em cursos de liderança, crenças e valores, sustentabilidade, desenvolvimento gerencial, etc.

Assim o funcionário poderá contar com vários cursos e pacotes para aumentar o seu conhecimento, trabalhar de forma mais autônoma, crescendo profissionalmente e aumentando a sua empregabilidade.

Quanto maior a afinidade do material didático disponibilizado com o negócio da empresa e com o perfil dos seus funcionários, maior será a garantia de sucesso.

Estes cursos oferecem flexibilidade de horário e de freqüência aos seus usuários, proporcionando também facilidade de acompanhamento e avaliação. Ou seja, o funcionário acessa o conteúdo do curso, no horário de sua melhor conveniência e vai no seu ritmo passando por todas as etapas, exercícios e testes, até chegar ao final e receber seu certificado, que tal?


Conclusão

A tecnologia da Informação e Comunicação pode ser vista como um tremendo potencial para revolucionar o aprendizado e o treinamento tradicional, onde acessabilidade, autonomia e flexibilidade são palavras-chave.

Lembrar que um processo desta natureza, assim como muitos outros, precisa estar sob constante avaliação e atualização, principalmente pelas mudanças que ocorrem no mundo moderno.

E isto é só o começo, pois com o avanço do “aprender com tecnologia” novidades estão chegando e temos que estar preparados para isto. Os avanços destas tecnologias trazem inúmeras inovações que contribuem de forma indiscutível para a área educacional.

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