Estética e design para todos a um clique

12695-12696-M
Todos os dias somos bombardeados por milhares de mensagens visuais – em novos anúncios, novos produtos e mensagens que as empresas transmitem.

Um outdoor nos comove através da imagem de uma criança que passa fome; um banner na web nos chama a salvar o planeta; uma montadora de carros espalha fotos tentadoras de seus modelos nas páginas das revistas.

No meio de tanta disputa visual, como você comunica a imagem da sua empresa?

O design e a criatividade são o grande diferencial para a comunicação das pequenas e médias empresas! A estética visual nos materiais de comunicação não é um luxo, mas uma necessidade para todas elas.

O design visual (ou “gráfico”) no cartão de visitas da empresa, no site ou num folheto de marketing é o primeiro ponto de contato entre uma empresa e seus clientes em potencial. O modo pelo qual essas peças são criadas tem um efeito crítico sobre a conquista e a retenção de uma base de clientes.

A identidade visual é sem dúvida ainda mais importante para as pequenas e médias empresas do que para as grandes. Um bom design pode ajudar a compensar capital e força de vendas menores, fazendo a companhia se destacar entre os concorrentes e assim passar para o primeiro plano da cultura altamente visual de hoje. E isso não precisa ser complicado nem caro.

O que é Identidade visual?

Décadas atrás, você podia se virar bem com uns cartões de visita impressos na loja de xerox da esquina.

Hoje, se você não puder ser encontrado no Google, Facebook, Linkedin, Foursquare ou Twitter, estará perdendo dinheiro. A base para a comunicação empresarial mudou: para ser levado à sério hoje, além de um bom produto e dos tradicionais materiais impressos, você precisa ter um bom site, perfis nas redes sociais e se possível bons vídeos para comerciais na web e mesmo na TV.

Se é a primeira vez que você presta atenção à questão da identidade visual, não entre em pânico. Para resolver isso pode ser relativamente simples. Até mesmo uma empresa minúscula pode dispor de uns 100 reais para adquirir fotos, músicas, ilustrações de qualidade para dar mais beleza e graça a sua marca!

Graças às maravilhas dos negócios “web based”, que facilitaram a busca e reduziram seus custos, criando uma verdadeira democratização dos meios de produção, existem hoje os mais tecnológicos recursos para ajudar uma empresa a fazer uma boa e estética comunicação de sua marca.

De serviços de impressão ao comércio eletrônico para design, programação da Web, fotos, ilustrações e vídeos, até mesmo a criação de estratégia, tudo pode ser comprado a um clique.

Quando sua imagem precisa de renovação?

Como você descobre se os materiais do marketing precisam ou não de uma “plástica”?

Simplesmente lembrando-se de que o design é um meio para um fim. Sua finalidade não é apenas ser esteticamente agradável, mas também para apresentar, da melhor maneira possível, ao mundo os exclusivos atributos do seu negócio. Um bom design visual é o perfeito estado de harmonia da mensagem e da aparência, das palavras que você escolhe para descrever seu trabalho e das imagens usadas para transmitir a sensação que você deseja despertar em seus clientes – seja estabilidade, inovação ou liderança.

Além desses critérios internos, existem vários fatores externos.

Faz muito tempo que você avaliou sua apresentação? Você se vê afobado cada vez que um cliente em potencial pede informações? Seu setor mudou muito desde que a sua empresa foi criada? Há muita concorrência? E os materiais dos concorrentes são melhores do que os seus? Macro tendências de negócios ou econômicas – como o movimento global em direção à consciência social ou o declínio dos mercados locais de habitação e financeiros – tiveram efeito direto sobre o seu trabalho? Embora fatores internos e externos possam variar de um setor para outro, perguntas como essas podem facilmente esclarecer se uma reforma de imagem precisa ou não entrar nos seus planos.

E depois?

Com isso respondido, você está pronto, sabe o que precisa fazer. Mas, por onde começar?

Como qualquer outro empreendimento de sucesso, um redesign começa com um plano. Você precisará priorizar os projetos, decidir se pode lidar pessoalmente com os serviços de escrever, fotografar e ilustrar “em casa” ou se precisará encontrar fornecedores que o ajudem nisto.

Como você já administra um negócio, planejamento já deve ser a sua segunda natureza. E se não for, tudo bem… em um próximo artigo vamos falar sobre design para pequenas empresas e explorar o processo de planejamento de design com mais detalhes.

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou Assine nosso RSS para receber nossos futuros artigos em seu leitor de feeds.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Agência Digital Full Service, fundada em 1997. Ideias para Simplificar a sua Empresa.

Comentários no Facebook