Colaboradores da Tecmedia utilizam o Scrum e evoluem junto com o processo de implantação

9562-9564-G
A Tecmedia utiliza o Scrum para desenvolvimento de seus projetos desde setembro de 2008. Trata-se de uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software.

No Scrum, os projetos são dividos em ciclos chamados de Sprints. Na Tecmedia, cada Sprint dura duas semanas. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.

O Product Backlog é o conjunto de funcionalidades que devem ser implementadas em um projeto. No início de cada Sprint, faz-se um Sprint Planning Meeting, ou seja, uma reunião de planejamento. Nesta reunião, o Product Owner é a pessoa que define os itens que compõem o Product Backlog e os prioriza nas Sprint Planning Meetings. Depois disso, a equipe seleciona as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia e estas tarefas são transferidas do Product Backlog para o Sprint Backlog.

Durante o Sprint, a equipe de desenvolvimento e o Scrum Master se reúnem, todas os dias pela manhã, por aproximadamente 15 minutos, para analisar as tarefas que foram realizadas no dia anterior e definir as que deverão ser feitas durante aquele dia. Esta reunião diária é chamada de Daily Scrum.

Os desenvolvedores realizam o Daily Scrum em frente ao Kanban, quadro no qual são anexados post-its indicando as histórias (itens do Sprint Backlog) a serem desenvolvidas naquele Sprint. À medida que essas histórias passam pelas etapas definidas, a equipe de desenvolvimento atualiza o quadro. Na Tecmedia, foram definidas as etapas: 1. Não iniciado; 2. Em desenvolvimento; 3. Implementado; 4. Em testes e 5. Feito!

Com a utilização do Scrum, a equipe da Tecmedia tornou-se autogerenciável. Assim que uma história é concluída, o desenvolvedor vai até o Kanban, visualiza as histórias que ainda precisam ser feitas e escolhe uma para implementar, respeitando as prioridades.

Além do quadro Kanban, exposto na parede do Departamento Técnico, também foi desenvolvida uma ferramenta que, agregada ao Portal Corporativo Tecmedia, permite gerenciar todas as histórias, com o diferencial de que as informações não correm o risco de serem perdidas, pois ficam armazenadas para futuras consultas. A ferramenta também disponibiliza gráficos gerenciais para a avaliação do desempenho da equipe. Estes gráficos comparam a quantidade de horas estimadas para que a equipe trabalhe no Sprint e o quanto já foi trabalhado.

No dia 21 de março, quatro colaboradores da Tecmedia participaram do seminário Gerenciamento de projetos, Engenharia de software e processos e QA (Quality Assurance), em Criciúma/SC. Lá, foram apresentadas técnicas para melhoramento do processo de desenvolvimento de softwares.

As metodologias ágeis foram o foco principal das palestras de André Rabelo, Gabriel Notari e Edson Azevedo, três profissionais de pesquisa e desenvolvimento em TI, com experiência em grandes corporações do segmento.

“Nas palestras aprendemos mais sobre o Scrum e como aperfeiçoar esta metodologia de trabalho na empresa. Foram discutidos, também, assuntos como metodologia de certificação, testes de software, qualidade do produto e do processo de desenvolvimento, entre outros”, explica o colaborador da Tecmedia Thiago Bueno Fiorenza.

Comentários


Deixe uma resposta