Chat online: Sua central de atendimento nunca mais será a mesma!

Alguns conhecem como SAC, outros como central de atendimento, outros como call center, e a definição mais recente é de contact center. O nome não importa muito, desde que suas funções estejam bem definidas e que seu objetivo seja cumprido com excelência.
O que realmente interessa é que o cliente seja bem atendido, fique satisfeito e que sua empresa gaste o mínimo possível: não importa como esse atendimento é feito, se por e-mail, redes sociais, voip ou chat online.

Falando de otimização de investimentos, o destaque, sem dúvida alguma, vai para o chat online. Este canal é um grande diferencial para as centrais de atendimento a clientes: além de ser um recurso moderno, ele possui várias outros benefícios.
Uma vez vez implantado, sua empresa rapidamente vai perceber uma mudança drástica em todas as etapas do processo de atendimento.

O trabalho de contratação e configuração é relativamente fácil para a maioria das ferramentas disponíveis no mercado, e o treinamento para utilização também segue a mesma linha de simplicidade. Isso torna o processo de implantação muito rápido e sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados.

O chat não deve ser encarado como um substituto dos tradicionais canais de atendimento da sua empresa, mas como uma alternativa eficaz para satisfazer seus clientes. O ideal é oferecer várias opções de atendimento e deixar seu cliente escolher qual mais lhe agrada. Por outro lado, sua equipe pode fazer experiências e medir quais canais apresentam os melhores resultados.

Vantagens do Chat online

Depois que você conhecer as principais vantagens de uma ferramenta de chat online, não vai perder a oportunidade de melhorar significativamente a qualidade do setor de atendimento da sua empresa. Veja:

Credibilidade

Quando um visitante acessa o site da sua empresa, encontra um chat online e um atendente disponível para atendê-lo naquele momento, pode ter certeza que sua empresa ganhou um ponto positivo com ele. A possibilidade de conversar ao vivo com um representante da empresa e tentar resolver sua dúvida sem usar e-mail ou telefone é um grande diferencial, e faz sua empresa “melhor” que o concorrente. Isso transmite confiança e organização no processo de atendimento. É um meio ágil e direto para fidelizar e conquistar novos clientes.

Baixo investimento

O custo para implantar um sistema de chat no site da sua empresa é muito baixo. Geralmente as empresas cobram um valor mensal por Atendente/Operador. A grande vantagem em relação ao investimento é justamente o fato de que você não paga nada além da mensalidade da ferramenta e o custo da internet que você já possui. Não há franquia de atendimentos. O limite é a capacidade da sua equipe. Bem diferente, por exemplo, da contratação de um serviço de 0800 junto a uma operadora de telefonia.

Atendimentos simultâneos

Normalmente o atendente que utiliza o telefone como único (ou principal) canal de comunicação, pode conversar com apenas um cliente por vez. No caso do atendimento via chat, este contexto muda totalmente, pois é perfeitamente possível administrar vários atendimentos simultâneamente. Isso significa uma redução drástica nos custos com equipe e recursos relacionados.

Estatísticas de desempenho

Todos nós já sabemos que a informação é uma poderosa ferramenta em um mercado tão competitivo. Por isso, um benefício extraordinário dos sistemas de chat em relação a outros canais de comunicação está nos relatórios gerenciais. Entre inúmeras opções de cruzamento de dados, é possível saber o tempo médio de atendimento, o índice de qualidade dos atendimentos, quais departamentos são mais solicitados pelo chat, e muito mais. Todas essas informações podem ser utilizadas para analisar e otimizar a performance da sua equipe de atendimento, aumentando ainda mais a satisfação dos seus clientes.

Resolvendo o problema ao vivo

Quem não gosta de ser atendido e ter seu problema resolvido na hora? O principal diferencial das ferramentas de chat é justamente o atendimento ao vivo, ou seja, sem necessidade de esperar pelo atendimento por um tempo indeterminado. Bem diferente do e-mail ou dos tradicionais formulários dos sites, onde você faz um pedido de contato ou uma solicitação e não tem certeza de quando receberá a resposta.
Os chats, além de representarem economia para sua empresa, transmitem modernidade e profissionalismo no atendimento.

Se você é responsável por alguma central de atendimento a clientes ou simplesmente trabalha nesta função e quer implantar um diferencial competitivo para se destacar da concorrência e aumentar o índice de satisfação dos seus consumidores, conheça o PCT Chat.

O PCT Chat é uma ferramenta de atendimento online via chat de baixo investimento e fácil implantação para empresas. No formato de um bate-papo online, o sistema permite interação direta com o cliente, em tempo real, gravação das conversas e organização dos atendimentos, entre outras vantagens.

PCT Chat Online

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