A sua marca já faz o monitoramento online?

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O
monitoramento de uma marca não está vinculado aos meios digitais,
mas sim a uma estratégia ampla de acompanhamento do posicionamento e
da percepção que uma marca (empresa, nome, serviço, produto) tem
perante o seu público ou na mente das pessoas, independente destas
serem o foco de atenção da empresa.

Sabemos:
a marca mais lembrada do mundo é a Coca-Cola. Para nós brasileiros,
uma marca nacionalmente reconhecida é a do sabão em pó Omo. Temos
essas informações por pesquisas realizadas para saber qual marca
vem à mente quando questionados, mas são pesquisas direcionadas e
pontuais.

Com
a presença da web em nossa sociedade e o crescente acesso às redes
sociais surgiu uma nova necessidade:
o
monitoramento online.

As
empresas buscam saber como sua marca está sendo mencionada pelas
pessoas de forma espontânea na rede mundial de computadores. E a
importância está justamente nessa espontaneidade dos brasileiros em
compartilhar suas informações, seja para dividir uma frustração
ou para divulgar uma satisfação. Acompanhar o que as pessoas
pensam, falam, sentem e divulgam sobre uma marca é trabalho regular,
diário e estratégico para uma empresa.

O
monitoramento de uma empresa deve ser realizado sempre, independente
de sua presença digital. Mesmo se sua empresa não tem atuações
online regulares, o seu cliente pode estar falando dela agora no
Twitter ou no Facebook ou citando sua marca numa postagem num blog. E
os comentários são positivos ou negativos?

Falem
mal de mim, mas falem de mim.

Algumas
empresas adotam a estratégia conforme o ditado acima, mas nem sempre
é interessante ter uma marca sendo citada de forma negativa num
ambiente tão viral como a web. Por meio do monitoramento podemos
perceber críticas negativas, elogios e até mesmo prever crises e
antecipar tendências. É essencial o acompanhamento dessas menções
para saber como agir e o momento adequado de dar uma resposta.

Em
04 de novembro foi divulgado: a CIA, a agência de inteligência dos
EUA, assumiu oficialmente que monitora diversas redes sociais em todo
mundo (leia
aqui matéria
). Podemos encarar esta informação, além de
óbvia, como exemplar da importância do monitoramento na web. O
conhecimento é essencial, tanto para as empresas, quando para as
agências com objetivos políticos.

O
monitoramento de marca deve ser realizado de forma regular e
metódica. Deve-se buscar informações sobre o valor de cada
comentário, analisar as intenções e capacidade de gerar outras
menções na web.

É
por meio do monitoramento regular que a instituições como a CIA,
empresas como Coca-Cola, ou pequenas empresas como a VinicciBrindes,
podem analisar como os termos de seu interesse são mencionado por
clientes, funcionários, colaboradores diversos e até mesmo por
concorrentes.

Se
você vai iniciar seu monitoramento de marca, uma boa ferramenta
gratuita é a Social
Mention
, que busca por conteúdo criado por usuários de redes
sociais, blogs, em comentários em vídeo e imagens. Experimente, é
fácil de usar.

Lembre-se:
ficou para trás a época que as empresas tinham total controle sobre
sua imagem. Hoje esta função está nas mãos do consumidor, usuário
das redes sociais, que também exerce o papel de influenciador.

Então
não perca tempo e comece o monitoramento de sua marca.

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