A influência online

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Já se foi o tempo
em que o número de seguidores no Twitter e fãs no Facebook era
suficiente para definir uma boa reputação online. Em um ambiente
onde relacionamento é cada vez mais relevante, pois os usuários
selecionam o que vale a pena compartilhar com a sua rede de contatos,
o desafio é oferecer informações úteis, geradoras de engajamento
do público.

Em
um cenário como esse, atrair o interesse de influenciadores é uma
estratégia para ampliar a comunicação online. De acordo com a McKinsey&Company
o “boca a boca” é responsável por algo entre 20 e 50% das
tomadas de decisão.

Ao
se considerar que cada área de conhecimento tem formadores de
opinião valorizados e respeitados pela comunidade, identificar essas
pessoas é aproveitar o potencial das redes sociais e buscadores para
alavancar o conteúdo online.

E
por que influenciadores podem ser aliados em potencial?

  • Citam
    o seu conteúdo como exemplo ou referência para um grande número
    de pessoas;

  • Apresentam
    a sua marca a nichos de interesse;

  • Ajudam
    a disseminar seu conteúdo para a audiência certa;

  • Ampliam
    o alcance do seu conteúdo, fazendo-o reverberar por diversas
    camadas de contatos;

  • Ajudam-no
    a identificar novas oportunidades de atuação online;

  • Conectam
    você a pessoas que não saberia onde encontrá-lo;

  • Promovem
    o relacionamento da sua marca com o público-alvo.

Mas
para isso os canais e usuários influenciadores precisam conhecer
você. Ervin Strnisnik, gerente de marketing da PeerIndex, por exemplo, dá
algumas dicas para aumentar a influência online:

  • Criar
    conteúdo que tenha a ver com a sua audiência;

  • Ampliar
    o número de pessoas com quem você se comunica;

  • Não
    fazer o bem esperando algo em troca e sim fornecer informação de
    qualidade com o simples propósito de fazer a diferença;

  • Monitorar
    frequentemente as redes sociais, ver o que falam sobre você e
    interagir com essas pessoas.

Podemos
adicionar às dicas de Ervin mais duas, adotadas na Avantare:

  • Identificar
    personas que identifiquem preferências de conteúdo;

  • Identificar
    palavras-chave relacionadas à área de atuação e verificar
    resultados de busca.

E
como saber quem são seus influenciadores?

Fatores
como quantidade de conteúdo veiculado sobre um determinado assunto,
capacidade de engajamento, links para o canal, indexação do
conteúdo e votos são levados em consideração na hora da pesquisa.

Atualmente,
existem diversas ferramentas online, gratuitas e pagas, para
identificar onde acontecem discussões sobre assuntos relacionados e
selecionar os influenciadores mais importantes na área de interesse.

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