4 razões essenciais para investir em conteúdo no Marketing Digital

14912-14913-G
Uma das muitas revoluções da Internet foi permitir que empresas conversem diretamente com seu público sem um canal intermediário, como tínhamos com a TV, a rádio e o jornal, por exemplo.

O problema é que nem sempre as empresas conseguem entender a importância do conteúdo para de fato criar um canal relevante de alcance a novos clientes, com menor investimento e maior sustentabilidade (como ativo de longo prazo e resultado razoavelmente previsíveis).

A impressionante penetração das mídias sociais e das ferramentas de busca em nosso cotidiano oferecem chances de ouro às empresas, que só serão aproveitadas se a empresa tiver a capacidade de produzir conteúdo com frequência e boa qualidade.

Nesse artigo vou explicar os porquês disso e mostrar como o investimento em conteúdo é essencial para empresas que queiram se aproveitar da Internet para gerar mais negócios.
Por que a produção de conteúdo deve ser sua prioridade

Conteúdo serve como munição para usuários das mídias sociais
Twitter, Facebook, Google+… No final das contas, o que as pessoas mais fazem nessas redes é compartilhar links de terceiros. Assim, a maior recompensa que sua empresa pode conquistar nas mídias sociais é ter seu conteúdo recomendado por seus seguidores.

Seth Godin, um dos maiores pensadores do marketing atualmente, é um ótimo exemplo de como faz a diferença produzir conteúdo de qualidade. Ele sequer possui perfil no Twitter porque diz não ter tempo para conseguir usar de forma eficiente o canal. No entanto, posta diariamente em seu blog. Dê uma olhada nos “resultados de mídias sociais” (na foto) que ele sempre consegue.

Um post simples dele teve, no momento em que foi tirado este print screen, 1439 tweets e mais de 1.000 “curtidas” no Facebook. Mesmo sem ter um perfil próprio, você duvidaria que ele utiliza bem o poder das mídias sociais?

Conteúdo relevante gera links, a premissa de qualquer trabalho em SEO
Para compor os resultados de uma busca, o Google analisa os sites, basicamente, sob dois aspectos: um deles é a compatibilidade da pesquisa do usuário com o conteúdo da página e o segundo é a importância do site, o quanto ele é uma referência confiável ou não. Esse segundo item, embora envolva outras variáveis, é medido principalmente pela autoridade dos links que a página recebe.

Dessa forma, por mais que o estudo de palavras-chave seja feito, que os títulos, headings e links internos sejam otimizados para a palavra, de nada valerá se a sua página não tiver relevância perante o Google.

Novamente: produzir conteúdo de qualidade é garantia de receber bons links.
Só a produção de conteúdo próprio faz sua empresa se tornar uma referência

Quem produz conteúdo está o tempo todo colocando seu conhecimento à prova. Ao mesmo tempo em que se está sujeito a cometer erros e receber críticas, quem publica conteúdo próprio é visto como uma referência, alguém que entende e conhece bem o assunto.

O trabalho de curadoria, selecionando e indicando o material de terceiros, é uma prática interessante para atrair seguidores. No entanto, se sua empresa quer ser vista como a referência, é importante que ela mesma produza conteúdo e mostre seus conhecimentos.

Pense bem, quem seria seu contratado para preparar um jantar: Jamie Oliver, que põe a mão na massa e conta seus segredos, ou a Angélica, que leva convidados para prepararem um prato em seu programa?

Conteúdo ajuda ao longo de todo o funil de vendas
A produção de conteúdo é uma construção de ativo de longo prazo e, quanto mais cedo sua empresa começar, mais cedo vai conseguir resultados.

No entanto, muita gente apenas associa conteúdo com o objetivo de atrair visitantes/potenciais clientes. Felizmente, esse investimento também se paga nas outras etapas do funil de vendas, onde é necessário trabalhar outros argumentos para conseguir converter o visitante em cliente.

Algumas dicas para pensar no conteúdo além da atração: crie ofertas educativas e disponibilize-as através de Landing Pages para gerar Leads, forneça mais informações relevantes ao longo do relacionamento para educá-lo e “esquentá-lo”, e alinhe com o time de vendas os conteúdos que são mais efetivos para ajudá-nos na conversão final.

Se você gostou desse post, deixe um comentário ou Assine nosso RSS para receber nossos futuros artigos em seu leitor de feeds.
0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Agência Digital Full Service, fundada em 1997. Ideias para Simplificar a sua Empresa.

Comentários no Facebook